quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Séria Demais


"A arte de escrever sem pensar”


Estive pensando...
meus textos são sérios demais.
Só tenho dezoito
e penso demais.
Penso.
É tudo tão atemporal,
até minha forma de pensar.
E a vida é uma ilusão.
Uma brincadeira
Onde cada momento se perde
na brevidade do piscar.
Quem dera meus olhos fossem as lentes de uma câmera
E que tudo, cada detalhe, ficasse registrado.
Quem dera a vida parasse para curtir o momento.
Quem sabe aquele tempo em que fui feliz (e não sabia)
não teria ido embora...
Mas quantas vezes fui feliz?
Todo dia, pelo menos uma vez.
E quando fecho os olhos,
lembro- me daquela poesia
Ou das palavras soltas pela sala
itinerante do museu da língua
Ou da voz suave daquele cantor
Ou do rodopiar da bailarina
Da conversa descompromissada com as amigas
Das risadas sem motivo
Ou das aulas de psicologia.
E se a vida parasse naquele momento
Em que seus olhos cheios de ternura
diziam que gostavam de mim?
E você, tremendo todo, pálido, parecia sincero
E pela primeira vez eu senti que podia ser amada.
E se a vida parasse no momento do primeiro beijo?
Ou no fim daquele filme que falou à alma,
Ou quando eu olhava para você?
E quem sabe a vida não parou, realmente...
Eu penso demais e sinto mais ainda
O mundo inteiro é feito de impressões digitais
E quanto mais escrevo e penso a vida,
mais percebo que o registro não se registra
A gente só sabe sentir.
Quem dera pudéssemos elevar
cognições à amplitude de sensações.
Pensamentos são apenas pensamentos.
Rabiscos na folha são apenas rabiscos.
E desisto, não dá para dividir com você
E vice – versa.
Escrever é sério demais.
Mas não desta vez...
E a frase vem à cabeça,
os dedos apenas correm pelo teclado sem pretensão alguma
E então assumo a minha idade.
Hoje escrevo, mas sem pensar.

*Escrito em 08 de Setembro


Ocorre-me agora:

A seriedade faz fronteira com o surto.

Todo excesso é patológico.

Um sopro esclarecedor ecoa em meus ouvidos...

"A vida não pode ser levada tão a sério"

6 comentários:

Anônimo disse...

você se acha séria demais? você acha que leva a vida a sério demais? e você estava certa quando falou "todo excesso é patológico"...
acho que as conclusões que você chegou no final da sua poesia só complementam, você e seu texto.
olha querida... é como você disse, você só tem 18... tem tanta coisa pela frente, que se parasse no tempo, no tempo que você está feliz, que se sente amada... você perderia a chance de ter esses e novos momentos, tão lindos, bons, satisfatórios, triste... você iria perder a chance de ver a mais filmes, de rir mais, de ler, de escrever...
olha só, eu falando isso pra você... não faz sentido, eu que ando desacreditada da vida.. enfim!

gostei muitodo que escrever, da sua reflexão!

e acho que de certo modo nossos olhos são lentes de uma câmera... pois as vezes registramos algo que só os próprios olhos conseguem!!

adoro!

beijinhos! *borboletas*

Anônimo disse...

acho que eu não concluí a primeira frase... olha, se você acha que está levando tudo muito a sério, mude! pois eu sei que isso não está te fazendo bem...

Ana disse...

Todo excesso é patológico...mas, às vezes,exagerar é preciso, até mesmo para nos dar um senso...afinal, como eu sei o que é exagero se eu vivo sempre na medida certa?
Por que será que ser séria te incomoda?
Afinal de contas, o que é ser séria?
Adorei, como sempre, suas reflexões.
Bjs.

Anna Oh! disse...

Adorei! Escrever tem disso, a gente escreve quando está transbordando, tanto de sentimentos qto de reflexões... pelo menos comigo acontece assim. Acho q a vida pode ter parado muitas vezes, ou poderia sim ter parado em alguns raros deles... mas se continuou, é pq ainda há muito o que se pensar, se escrever, se viver.
Bjões

Ps: outro dia estávamos eu, Andreas e Marie na faculdade reunidos e demos uma espiada pra tentar encontrá-la... mas vc tinha ido embora. Nhaaaaa.

Naiade Pinheiro disse...

Não gosto das coisas que vc escreve, não!
EU!
iushaiushauihs

Aii, Marinhaa...Muitas vezes eu penso isso tbm...esse ano principalmente, tenho levado a vida de um modo muito sério, justamente agora, que temos 18, é a idade que deveríamos estar curtindo a vida e tudo mais... estamos curtindo, sim.. mas de um modo adulto. Não gosto muito disso, mas às vezes é até melhor assim...

Amooo AH PAK!

Beeeeeeijos

Renato Tardivo disse...

que texto bom! pensar pode atrapalhar...