sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Madrugada Plim Plim


Os anos 80 e 90 foram, sem dúvida, grandes marcos na história do cinema mundial. Com o calcanhar nos roteiros inteligentes dos preto e branco e a ponta dos pés nos efeitos especiais, a indústria cinematográfica asiática, francesa e principalmente norte americana, produziram centenas de grandes obras.
No Brasil o cenário era, literalmente, outro: o cinema nacional começava a dar seus primeiros passos rumo ao reconhecimento internacional.
Bem, o fato é que, com ou sem grandes investimentos, estas décadas foram tão significativas que romperam fronteiras, porém é impossível negar a hegemonia hollywoodiana em termos de produção cinematográfica.
Não deixo de tirar o chapéu para produções milionárias, mas esta está longe de ser uma questão essencial. É possível se fazer um ótimo filme com muito menos, aliás a simplicidade é o que muitas vezes traz o charme para a produção. E quando digo simplicidade, me refiro a roteiros "trabalhados", sem grandes firulas e com um olhar para questões inerentes ao ser humano, onde é possível "ousar", trazendo temas que possibilitem a identificação do público através do clima lúdico da ficção e da fronteira tênue que esta demarca com a realidade. Uma direção de arte que explore mais a natureza das coisas e das pessoas do que se preocupe com saltos estilo Matrix ou náufragos a la Titanic. Um diretor que preze por grandes atuações seja no drama, na comédia ou na ação.
E já que afirmo que grandes obras não implicam necessariamente em grandes investimentos e em roteiros complexos, vou vender o peixe da Sessão Corujão.
Alguns dos melhores filmes que já assisti foram nas madrugadas das líderes de audiência, e dentre eles, há alguns dos quais eu nem se quer lembro o nome e que dificilmente eu vá ver de novo.
Dos que me lembro e já procurei que nem doida, em tentativas fracassadas, estão Silver Strand e Threesome (os títulos originais são mais charmosos), se você tiver sorte de encontrar, assista, eu recomendo.
Sabe que até hoje me pergunto por que filmes bons passam tão tarde?
Na verdade, a resposta é simples: o estilo Globo de televisão preza pelo capital, e os brockbusters da Tela Quente são os que atraem o grande público e é tudo o que eles querem. Filme inédito, boa audiência; boa audiência, massificação cultural; massificação cultural, padrão, padrão globo de manipulação. Um ciclo sem fim...

E veja como é irônico, justamente a TV aberta que é o único recurso em termos de acesso à informação e à cultura que chega até a maioria brutal dos brasileiros, se ocupa não de apresentar a diversidade de visões de mundo nas várias manifestações de cultura, mas de tornar padrão uma única visão de mundo; a do capital, e, portanto, das grandes produções.
O SBT segue a mesma linha, se já passa das duas da madrugada, vá correndo ligar a televisão no canal quatro antes que mudem a programação pela terceira vez no mês na tentativa de vencer a Globo.
Diante desta situação, o que me resta senão lamentar? Passar a noite acordada esperando pelos "filmes alternativos" que provavelmente não vou encontrar na locadora e muito raramente encontro para comprar?
Não. Com certeza não. Amanhã preciso acordar cedo para trabalhar, afinal não podemos sair do padrão. A ordem é o lucro, então, mãos à obra!
A torcida é para que eu seja acometida por uma crise de insônia, ligue a TV e seja aclamada com uma oportunidade única de assistir a uma dessas verdadeiras jóias do cinema.


10 comentários:

Heloisa Emy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heloisa Emy disse...

e eu me vejo na volta para casa acompanhada por 2 amigas na noite passada, debatendo exatamente esse tema!! rsrs...
ai querida, o que posso falar? é exatamente isso, a globo é o padrão de manipulação!! é o capital, é a "cultura" sem cultura...
e esses canais de tv aberta não passam esses filmes em horários comercias pois não fazem "sucesso"... pois a grande maioria da população não apreciam esse tipo de programação! é realmente triste...
estou assistindo o canal futura, que é um semi-aberto, ultimamente e é realmente sem comparação! muito melhor...
ótimo texto
beijo.

Heloisa Emy disse...

não é futura... é?? eu esqueci o nome.. rsrs.. quando eu lembrar ou confirmar eu te falo ok??

Ana disse...

Curioso.
Nunca assisti ao Corujão.

Sempre fui ligada em filmes, mas não tenho o menor conhecimento.

Assisto aos blockbusters e algumas indicações mais cultas, mas infelizmente, não sou conhecedora do assunto...puro comodismo.

Depois da tv a cabo, parei de alugar filmes, e fico torcendo para passar alguma coisa boa...tenho visto muitos filmes bons, que de alguma forma me marcam, mas no dia seguinte, esqueço o nome, fica só o sentimento e o aprendizado.

Você me fez pensar no assunto. Hoje, vou ficar acordada, quem sabe assim, aumentando a audiência, eles mudem de idéia!!

Bjs

Anônimo disse...

querida, dá uma olhada no butterfly!!

sempre vou lembrar de você por ser do legião.. mas essa música me marcou mais!! me fala se gostou das fotos!

beijinhos ^^

Heloisa Emy disse...

eu não sei o que a música significa para mim... ela me traz uma coisa muito boa!! não coheço muitas musicas do legião, mas das que eu conheço é a que me chamou mais ateção...
a letra... a melodia... o que me vem a cabeça qdo escuto.. aiai!! não sei
sabe os filmes "antes do..."? que eu assisto varias vezes e relaciono com mta coisa?? então.. é mais ou menos isso
acho que têm musicas, filmes, momentos e afins, que os fazem sentir essas coisas.. entende? que marcam..
e pra vc, o que ela significa?

uma honra?? ah, que isso querida! ele é especial.. mas vc tbm é.. vc é uma grande amiga...

beijos

Anna Oh! disse...

Bom, na locadora não tem. Juro. Não tem mesmo e eu sou órfã de algumas que fecharam aqui no ABC, onde moro. Daí o q me resta é fazer o circuito cult e ir aos arredores da Paulista pra ver as coisas pelas quais sou apaixonada e tenho me deslumbrado mais e mais a cada dia (mas com um bom senso seletivo, uma vez q filmes cult tb nos são jogados goela abaixo vez ou outra, pra vermos mais do mesmo). Outra saída é baixar na net, e tenho feito isso; não consigo ficar ligada pro corujão, não dá meeeesmo. Ah, a Cultura às vezes resolve passar uns filmes bons, de tudo qto é canto do mundo, mas o horário tb não é dos melhores. E outra forma de ver coisas boas, são as mostras de cinema, q vira e mexe tem na Vergueiro e em São bernardo =)
Só assim mesmo....
(eu tô fazendo um monólogo, me empolguei pq adorei o tema hehehehe)
Bjões!!

Fernando disse...

dublado, infelizmente...

acho q a internet vem numa maré interessante para disponibilizar tantas obras boas, de um jeito fácil e a hora que quiser.

Por enquanto, temos que nos contentar com nossa parcela da grande massa. O que afinal, não deixamos de ser.

Um clássico dos anos 80 é a Garota de Rosa Shock (é assim q escreve?)... Fantástico. Provavelmente passará no sbt com um título diferente, algo que o Sisan faz com louvor.

Sessão da tarde e cinema em casa também são bons exemplos dessa fase do cinema.
Esse link do youtube é bem divertido:

http://br.youtube.com/watch?v=xEGxWJqvG5A

Anônimo disse...

sabe eu queria rever o filme vitimas da paixão nossa muito bom o filme mais naum acho na internet e nem no youtube mais vou procurar na locadora pra ver se acho

repitao denovo pra mim bjus...

Anônimo disse...

quero dizer pra vc fernando se vc teim msn me add láh é joselainehtinha@hotail.com

obriada a vc é lindO

bjinhO cat
até mais

BjinhO...