domingo, 4 de janeiro de 2009

(D)esperança

"Quem espera, desespera." - Autoria Desconhecida.

2009 é um novo ano e tudo promete ser diferente, parece ser uma oportunidade que se abre para nós, uma oportunidade de fazer tudo diferente, de consertar o que está errado, como um rito de passagem entre o que é e o que vai ser...

“mas o que vai ser não vai ser porque é um novo ano, porque são novos ares ou porque a nossa sorte vai mudar, mas o que vai ser, será, única e exclusivamente, porque nós faremos com que seja!
Os dias são todos iguais, 31 de Dezembro de 2008 não é diferente de 01 de Janeiro de 2009 e de nenhum outro dia de qualquer ano, nada faz com que os dias sejam especiais, exceto as nossas ações.

'temos todo o tempo do mundo, não temos tempo a perder. Nosso suor sagrado é bem mais belo que este sangue amargo'

A minha grande questão é: Por que esperar para que no ano que vem as coisas mudem?
Por que adiar a felicidade?

E se nosso tempo for escasso?
O tempo é ágil e hábil na arte de apagar, dores, mas também alegrias, ódio, mas também amor. Temo que ele passe e vá varrendo tudo o que hoje é bonito.
Tenho medo de que as coisas mudem, de que eu mude, meus sentimentos, porque eles são tão efêmeros, tão inconstantes, tão voláteis, que posso perder a oportunidade de me sentir como no sonho, quando tudo parece fazer sentido e, no momento seguinte, percebo que perdi a chance.
É uma pena a forma como deixamos as oportunidades escaparem, é triste...
Por nos importarmos tanto com o futuro, não vivemos o presente em plenitude. Vamos deixando, pro futuro, pro futuro, para ser melhor, no futuro.
Se no futuro vai ser ou não diferente, não importa tanto assim, o que importa, por ora é o presente, então qual a razão para não deixarmos o futuro no futuro?
Falando assim parece simples, é tudo tão bonito no reino das palavras (e é exatamente por isso que eu gosto tanto dele), pena que não seja assim no plano do real.
Mas, na minha opinião, fugir do tempo, matar o tempo, não enfrentá-lo é um gesto de covardia, porque aproveitar ou não o momento, aquele momento em que o coração bate mais forte e a mente parece fugir do controle, pode inclusive determinar o rumo de nossas vidas de forma positiva, ou causar destruição.
'Do jeito que tiver que ser, será.' Será?
Eu estive pensando em como esta 'filosofia' é passiva, covarde, afinal por que adiamos as coisas, senão por medo? O medo me parece a justificativa mais plausível para que não busquemos a felicidade. Medo de não encontrá-la.
A gente perde em não aceitar que a vida é feita de riscos e se não nos arriscarmos, talvez nunca saberemos o que é, de fato, viver... é o medo do fracasso que impede a felicidade humana, embora saibamos que o fracasso é inerente a um ser humano imperfeito.
Preciso aprender a lidar com o tempo e tudo o que eu peço é uma chance. Tudo o que queremos é uma oportunidade de viver as coisas, independente do tempo. Não vejo razão para não 'fazer no hoje' o que eu mais desejo. A única razão é a ignorância. O medo é ignorância!
Preciso aprender a lidar com o tempo, respeitar o meu tempo e o tempo do outro, mas isso tudo não parece fazer muito sentido pra mim e tenho uma razão para isso: a nossa própria finitude. Não somos imortais, e definitivamente o que eu não quero é morrer frustrada por viver dando tempo ao tempo que não temos.
Por enquanto, para mim, o Carpe Diem faz mais sentido!”

11 comentários:

Ana disse...

Olá querida...coincidência, não?! hehehe
Hoje li uma crônica sobre o tempo e tinha uma frase que pode se encaixar com o seu texto "onde está a Vida que perdemos vivendo?" (Elliot)...cada segundo é precioso e nunca temos tempo a perder!

Desejo que todos os dias da sua vida sejam especiais e cheios de realizações!!

Bjs

Heloisa Emy disse...

Crônica... sua; de quem? Imagino que pelas aspas pertençam a alguém, mas enfim, isso de verdade não importa.
Li. Algumas partes me fizeram sentido, outras pareciam minhas palavras... terminei o texto, respirei. E estou pensando ainda... Acho que o medo é a grande chave do problema, mas não acho que seja só o medo de não encontrar a felicidade, por exemplo. Pode ser muitas vezes o do que encontrar, entende?!
Não há diferente do dia 31/12/08 para o 01/01/09, mas é como a dieta: vou começar na segunda! Sempre passamos para frente o que não conseguimos ou não temos coragem, força de vontade para fazer hoje. Não seria diferente com os anos... vamos ver se conseguimos fazer mais do que falar, né?!

Nunca vi você postar um texto assim, ou pelo menos não que eu me lembre. Não importa, está ótimo!

Beijo

Sereníssi*mah* disse...

As aspas foram um recurso,a crônica é minha mesmo, Helô!

"Nunca vi você postar um texto assim" - pergunta: "Assim como?"

*Beijo e obrigada por ser minha leitora assídua!

Renato Tardivo disse...

as aspas também chamaram minha atenção. aliás, "abre aspas", "fecha aspas": quase um tic-tac. feliz 2009. bjs.

Fernando disse...

Seu título me fez pensar nesse D, como um verbo. Dê esperança.

E acho q é justamente aí q o misticismo do ano novo aparece com mais força. Como se ele tivesse esse poder de renovação pudesse criar essa renovação dentro de cada um.

Mas acho q não passa disso. Daquele momento entre o tim-tim do champanhe e as explosões dos fogos. É como a segunda-feira mais importante do ano.

E como acontece com todas elas: na terça, tudo volta ao normal.

Enquanto a(o) próxima(o) não chega, eu tb tendo ao carpe diem. O máximo possível.

Bjos

Inspirações disse...

Olá!

Desejo a você ano maravilhoso e abençoado, em que seus sonhos sejam uma realidade.

Estarei acompanhando o seu blog. Também estarei a sua disposição, poise desejo ser seu amigo. Espero que você também acompanhe o meu...

http://inspiracoesmatinais.blogspot.com

inspiracoes.matinais@gmail.com

Ana disse...

Querida,

Vc já escreveu no Divã?? Procurei textos seus e não achei...
=(

Bjs

Ana disse...

Ok xuxu, já deletado!!!

vc que me contou um dia que ia começar a escrever lá...vou dar uma olhada!!!

Bjão

Heloisa Emy disse...

escrevi! ta no meu paralelo... não vai estranhar! foi no meio de uma briga, rs...

Heloisa Emy disse...

hahaha boba... não tem mesmo a ver com ninguém!!
eu não quero matar ninguém, que fique bem claro!! hahahaha
e vc sabe com quem foi a briga... mesmo um 1 ano, a mesma coisa!! eu o odeio tanto que até dói!!

então, mesmo se vc não postar, deixe-me ler!

Pod papo - Pod música disse...

É verdade. O que vai mudar nossa vida e realizar nossos sonhos, são as nossas ações. Deixar o tempo passar e ficar deixando tudo para depois sem tomar nenhuma atitude, vai fazer a vida passar sem que a gente perceba e muitos projetos ficarão para trás!

Beijão!